segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GESAC


Coordenado pelo MiniCom, por meio do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital, em parceria com outros órgãos e entidades, o Gesac oferece ferramentas em tecnologias para a informação e comunicação (TICs), recursos digitais e capacitação por meio de uma plataforma de rede, serviços e aplicações, com o objetivo de promover a inclusão digital em todo o território brasileiro.
   Criado há mais de oito anos, o Gesac busca disseminar meios que permitam a universalização do acesso às informações e serviços de governo eletrônico. O Programa é voltado, prioritariamente, para comunidades em estado de vulnerabilidade social, em todos os estados brasileiros, privilegiando as cidades do interior, sem telefonia fixa e de difícil acesso.
    Para oferecer uma alternativa de acesso ao computador e à internet, o Gesac e seus parceiros disponibilizam a infraestrutura fundamental para a expansão de uma rede. Milhares de brasileiros passam a dispor de equipamentos de informática e, ainda, do acesso à internet. É a oportunidade de inserção no mundo das tecnologias de informação (TICs) e comunicação por meio de uma iniciativa governamental pública, gratuita e democrática.
Publicações do Programa Gesac
 

Diretrizes


Conforme define a norma geral do pragrama GESAC:
São diretrizes do Programa Gesac:
I Promover a inclusão digital;
II Ampliar o provimento de acesso à Internet em banda larga para instituições públicas;
III Apoiar órgãos governamentais em ações de governo eletrônico;
IV Contribuir para a universalização do acesso à Internet;
V Fomentar o desenvolvimento de projetos comunitários e a formação de redes de conhecimento;
VI Incentivar o uso de software livre;
VII Apoiar o desenvolvimento das comunidades beneficiadas; e
VIII Apoiar comunidades em estado de vulnerabilidade social.








 
Objetivos


Conforme dispõe a norma geral do programa GESAC:
‘‘Os recursos e serviços disponibilizados em razão do Programa têm os seguintes
objetivos:
I - disponibilizar conectividade em banda larga à Internet para iniciativas de inclusão digital, educação e governo eletrônico;
II - disponibilizar a plataforma multiserviço do Programa Gesac para apoiar ações de inclusão digital, especialmente nos Telecentros;
III - apoiar as iniciativas de governo voltadas para o desenvolvimento de serviços a distância: Telemedicina, Telessaúde e Educação a Distância, entre outros;
IV - atender a todos os municípios brasileiros; e
V - ampliar a oferta de Pontos Gesac.’’

Metas:

Conforme aparece na NORMA GERAL DO PROGRAMA GESAC:
‘’Art. 11. As metas do Programa serão estabelecidas em Norma própria que especificará:
I - a quantidade mínima de Pontos de Presença em operação;
II - a distribuição do Programa no território nacional;
III - as condições de atendimento ao público alvo;
IV - as condições de uso;
V - a capacitação de multiplicadores; e
VI - o crescimento anual da planta do Programa.”
 
 

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SIT/ SIG/ SAD


O Sistema Transacionais (SIT)  é um sistema que carrega as funções básicas de uma empresa como o armazenamento de dados, esses armazenamentos são gerenciados  por banco de dados .
O Sistema de Informação Transacional tem como principal objetivo obter, fornece e processar todos os dados estabelecidos pelas regras de cada negócio e pela legislação relacionadas com as funções básicas que sustentam a operação da organização relacionadas com sua missão, seus programas e seus projetos.
Os sistemas transacionais eram mais usados na área de contabilidade, orçamentos e finanças, mais atualmente também são usados para todas as operações de rotina de todos os departamentos de organizações públicas.
O Sistema de Informação Gerencial (SIG) ajuda as funções de planejamento, organização e controle de uma empresa, dando informações seguras e pouco temo para tomada de decisões.
O sistema de informação gerencial é representado por subsistemas capazes de gerar informações necessárias para o processo de decisões.
O  Sistema de Apoio a Decisão (SAD) é um sistema computadorizado que através de informações e modelos especializados ajudam a resolver problemas de organização.
A função do sistema de apoio a decisão é apoiar o processo de tomada de decisões no planejamento estratégico como controle gerencial e controle operacional,essa é a parte que o torna diferente dos outros tipos de sistemas de informações. 

domingo, 12 de junho de 2011

Modelos de Negócios na Internet




Com a criação da internet criou-se um novo mundo, onde podemos “viajar” para qualquer lugar sem nem mesmo sair de casa.

Com esse novo mundo investidores de todos os lugares viu nele uma oportunidade de fazer negócios.

Hoje com essa tecnologia surpreendente que é a internet, encontramos uma grande variedade de negócios, os que mais se destacam são sites de vendas e compras e a oportunidade de publicidade.

Graças aos negócios da internet podemos fazer compras on-line com produtos com menores preços e com maior acessibilidade. Encontramos nesse mundo produtos como livros, eletros domésticos, automóveis, produtos alimentícios, roupas, sapatos dentro outros milhares de produtos.

Temos como exemplo de um desses sites de compras e vendas, O Mercado Livre.

O Mercado livre é um site, onde pessoas podem tanto comprar, como colocar seus produtos a venda.

Para se comprar ou se vender algo no site, é preciso fazer um cadastro que estão divididos entre.

· Cadastro como Pessoa Física

· Cadastro como Pessoa Jurídica

· Cadastro como Loja ou Concessionária

· Cadastro como Imobiliária

O site ainda tem um seleção de bons e ruins vendedores e compradores, que são classificados por estrelas. Para que possamos ter uma maior chance de escolha.


Temos também sites de leilão, que são realizados em tempo real, onde os concorrentes vão dando os seus lances ate o tempo estimado.

Como no mercado livre para poder dá um lance e fazer parte do site é preciso fazer um cadastro.

Exemplo: O site Olho no click




Vantagens de se usar a internet como negócios.


As vantagens são diversas entre elas estão;

· O seu produto está disponível para o mundo inteiro, o cliente pode comprar sem precisar ir na loja;

· O comerciante pode usar somente uma loja virtual, sem precisar montar uma concreta;

· São menores os ricos de roubos;

· Menor risco de não receber o dinheiro de suas vendas.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Objetivo, Missão e Estratégia de um Supermercado





Objetivo

O objetivo é ser a referência na rede de Supermercados da cidade, atuando no comércio varejista e na prestação de serviços com lojas modernas e agradáveis, priorizando sempre qualidade, variedade e excelência no atendimento e alimentação.

Missão

A missão de um supermercado é oferecer aos nossos clientes produtos e serviços de alta qualidade, variedade, atendimento diferenciado e excelência em alimentação proporcionando bem-estar em um ambiente agradável, fazendo o melhor para os clientes.

Estratégia

Um supermercado usa como estratégias para poder vender mais e se desenvolver criando não apenas um supermercado mais uma rede;a contratação de funcionários eficientes e com uma boa disponibilidade, local onde vai ser colocado o supermercado, manter um ambiente agradável para melhor conforto dos clientes

sábado, 19 de março de 2011

Modelo de sistema de um supermercado


1.Objetivos totais básicos; Vender em grandes proporções, lucrar com suas vendas, ter poucos prejuízo, não ficar com estoque acumulado, suprir com as necessidades do cliente . 2.Ambiente do sistema Deve ser colocado em um espaço grande, com uma ventilação boa, em um lugar onde tem uma grande movimentação de pessoas. 3.Recursos do sistema Dinheiro, computadores rápidos, trabalhadores bem treinados para que possam cumprir com seus deveres sem nenhum problema, uma boa instalação, produtos para venda e estoque, um carro para fazer entregas. 4.Componentes do sistema Funcionários como operador de caixa, empacotador, repositor, padeiro e confeiteiro, açougueiro, operadores da seção de hortifruti, profissional de marketing e gestor do supermercado. 5.Administração do sistema Para a administração de um supermercado temos

Recebimentos: As operações de recebimento são armazenadas por scanners, que registram a entrada e a saída de mercadorias na hora em que são movimentadas.

Área de vendas: tudo que sai do supermercado é registrados nas scanners

Administração Geral: Programas informa a quantidades de produtos que tinha antes do supermercado ser aberto e a quantidade que ficou depois de ser fechado. Controle de cada caixa ( ou seja, todo fim de expediente os caixas são conferidos para saber se bate a quantidade de produtos que saiu do supermercado com a quantidade de dinheiro que entrou.)

Comunicação: Relatórios e notas fiscais entre a empresa e fornecedor, entre empresa e cliente.


Estratégia de Vendas Criar promoções para que não haja acumulo de estoque. Investir em propagadas onde desperte a atenção dos clientes.


Segunda aula de sistema de informação

A diferença de dado e informação: É que dados são os fatos em um forma primaria, quando esses dados estão organizados de uma maneira significativa ele se torna informação.
Sistema e Subsistema: Um sistema é um conjunto de elementos ou componentes que interagem para se atingir objetivos, eles funciona entre vários outros sistemas, podendo ser um componente de um sistema maior se tornando assim um subsistema, mas sempre conectado.
Sistema aberto e Sistema fechado: O sistema aberto é muito usado em empresas pois é um sistema que interagem muito bem aos ambientes enquanto o fechado não conseguir tem nenhuma interação no ambiente como os sistema fechado.
Sistema estável e Sistema dinâmico: O sistema estável não sofre nenhum tipo de mudança em seus exterior enquanto o dinâmico sofre mudanças constantes.
Sistema temporário e Sistema permanente
: O sistema temporário é quando esse sistema funciona por um tempo determinado, enquanto o sistema permanente por um bom tempo chegando a durar anos.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Grande recessão econômica

A Grande Depressão, também chamada por vezes de Crise de 1929, foi uma grandedepressão econômica que teve início em 1929, e que persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo.
O dia 24 de outubro de 1929 é considerado popularmente o início da Grande Depressão, mas a produção industrial americana já havia começado a cair a partir de julho do mesmo ano, causando um período de leve recessão econômica que se estendeu até 24 de outubro, quando valores de ações na bolsa de valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange, caíram drasticamente, desencadeando a Quinta-Feira Negra. Assim, milhares de acionistas perderam, literalmente da noite para o dia, grandes somas em dinheiro. Muitos perderam tudo o que tinham. Essa quebra na bolsa de valores de Nova Iorque piorou drasticamente os efeitos da recessão já existente, causando grande inflação e queda nas taxas de venda de produtos, que por sua vez obrigaram o fechamento de inúmeras empresas comerciais e industriais, elevando assim drasticamente as taxas de desemprego. O colapso continuou naSegunda-feira negra (o dia 28 de outubro) e Terça-feira negra (o dia 29).
Os efeitos da Grande Depressão foram sentidos no mundo inteiro. Estes efeitos, bem como sua intensidade, variaram de país a país. Outros países, além dos Estados Unidos, que foram duramente atingidos pela Grande Depressão foram a Alemanha, Holanda, Austrália,França, Itália, o Reino Unido e, especialmente, o Canadá. Porém, em certos países pouco industrializados naquela época, como a Argentina e o Brasil (que não conseguiu vender o café que tinha para outros países), a Grande Depressão acelerou o processo de industrialização. Praticamente não houve nenhum abalo na União Soviética, que tratando-se de uma economia socialista, estava econômica e politicamente fechada para o mundo capitalista.
Os efeitos negativos da Grande Depressão atingiram seu ápice nos Estados Unidos em 1933. Neste ano, o Presidente americano Franklin Delano Roosevelt aprovou uma série de medidas conhecidas como New Deal.
Essas políticas econômicas, adotadas quase simultaneamente por Roosevelt nos Estados Unidos e por Hjalmar Schacht na Alemanha foram, três anos mais tarde, racionalizadas por Keynes em sua obra clássica.
O New Deal, juntamente com programas de ajuda social realizados por todos os estados americanos, ajudou a minimizar os efeitos da Depressão a partir de 1933. A maioria dos países atingidos pela Grande Depressão passaram a recuperar-se economicamente a partir de então. Em alguns países, a Grande Depressão foi um dos fatores primários que ajudaram a ascensão de regimes de extrema-direita, como os nazistas comandados por Adolf Hitler na Alemanha. O início da Segunda Guerra Mundial terminou com qualquer efeito remanescente da Grande Depressão nos principais países atingidos.

E possível produzir em grande quantidade e ainda assim quebrar financeiramente ?

Sim quando se a uma elevada na produção de certos produtos e não há consumidores suficiente para suprir a quantidade produzida acontece a super produção o que pode ocasionar um grande rombo financeiro ate mesmo para grandes empresários.

Produção é o que move o mundo.

A produção envolver um monte de aparatos que acabam desenvolvendo novas criações, tirando duvidas, corrigindo erros, aperfeiçoando idéias e criando novas tecnologias seja informatizadas ou manual que diretamente ou indiretamente acabam facilitando nossas vidas .
Com a produção em geral acabamos evoluindo para um mundo onde para cada pergunta se tem uma resposta, onde acabamos aprendendo cada vez mais nos desenvolver, a nos atualizarmos através de noticias ou divulgações que mostra o que falta no mercado de produção em geral.
A informação e o entretenimento são a base para uma produção bem sucedida, pois ninguém vai se interessar por algo que não sabe o que é, e que não se ver um aparência boa.
Para a criação de qualquer coisa se tem uma programação e uma comunicação entre pessoas para que em vez de copias do que já existe cria-se coisas ou soluções inovadoras para que sempre se haja evoluções em todas as áreas de produção.
Desde que se teve noticias da espécie humana, os homens vem produzindo e se evoluindo, acredita-se que isso nunca pare pois cada fez mais vamos em busca de inovações que mude e facilite mais o desenvolvimento da nossa espécie.